Orientações para o uso da Plataforma Moodle por Cursos Presenciais

16/03/2009

Tendo em vista o início das atividades do primeiro período letivo de 2009 e o crescente interesse em cursos da modalidade presencial pelo uso de recursos de EAD, em especial da plataforma Moodle, apresentamos algumas definições e orientações gerais relacionadas com a implementação de disciplinas nessa modalidade.

Importante: se você for solicitar a criação de uma disciplina no Moodle pela primeira vez, atente para o que está imediatamente abaixo; caso contrário, pule para a seção Criação de disciplinas.

 

Definições gerais

Para desenvolver atividades com uso da plataforma Moodle, todo curso precisa de um espaço na mesma, cuja criação deverá ser solicitada formalmente ao CEAD pela Coordenação do curso. Ao fazer tal solicitação, o coordenador deverá explicitar a finalidade prevista, de modo que a normativa vigente (Lei de Diretrizes Bases Nº 9.394 de 23 de dezembro de 1996 e Portaria Nº 4.059 do MEC de 10 de dezembro de 2004) seja atendida.

Para viabilizar a criação desse espaço, a Coordenação do Curso deverá fornecer os seguintes dados:

  1. Nome do curso;
  2. Nome do Coordenador do Curso;
  3. Nome daquele (ou daqueles) que terá (ou terão) a responsabilidade administrativa tanto pela criação de disciplinas do curso quanto pela gestão de papéis, caso não seja o próprio coordenador.

 

O CEAD providenciará todos os cadastros e solicitará informação adicional, caso seja necessário, para a operacionalização do espaço de trabalho para o curso.

O uso da plataforma Moodle para ministrar uma disciplina requer dois procedimentos fundamentais:

* Criação da disciplina na plataforma;
* Inclusão dos participantes na disciplina – alunos, tutores, professores, pessoal de apoio.

 

Criação de Disciplinas

A criação de disciplinas na plataforma Moodle e sua configuração serão da responsabilidade da Coordenação do Curso ou de quem for designado para esse fim, sendo que, para tanto, serão definidos os privilégios necessários.

A designação de funções, tais como “Criador de disciplinas”, “Professor”, “Tutor” e quaisquer outros usuários dentro dos papeis definidos no Moodle – UAB/UFJF, será feita pela Coordenação de Curso.

O CEAD prestará todo o apoio que for necessário para este procedimento.

As requisições de criação de AVAs (Ambientes Virtuais de Aprendizagem) deverão ser enviadas por email ao SAUT pela Coordenação de curso ou pela Chefia de Departamento ou pelo Professor responsável pela disciplina (nesse caso, com cópia para a Coordenação do curso, para ciência). Na requisição deverão constar as seguintes informações:

  1. Código SIGA da disciplina (por exemplo, DCC001);
  2. Nome SIGA da disciplina (neste exemplo, Análise e projeto de algoritmos);
  3. Ano-semestre (por ex. 2010.3);
  4. Turma (por ex. A);
  5. Nome e SIAPE do Professor responsável;
  6. Se os alunos que constarem na FAE no SIGA deverão ser inscritos imediatamente no AVA ou se isso será solicitado a posteriori.

 

Criação de Disciplinas Isoladas

A criação de espaço para disciplinas isoladas também poderá ser feita mediante solicitação de professores que tenham interesse no uso da plataforma Moodle para as atividades de suas disciplinas, caso esse interesse não seja compartilhado pelo Curso. Neste caso, as solicitações de acesso à plataforma para novas disciplinas deverão conter uma declaração que explicite se a disciplina será feita parcial ou totalmente à distância, de modo que a suprarreferida normativa seja atendida.  De qualquer modo, a Coordenação do Curso deverá oficiar ao CEAD sua concordância com a oferta de qualquer disciplina que use recursos de EAD.

 

Inscrição de Alunos em Disciplinas

A inscrição de alunos em disciplinas será feita pelo CEAD, mediante solicitação da Coordenação do Curso. Para esse fim, a Coordenação do Curso deverá fornecer os códigos das disciplinas a serem implementadas, conforme o cadastro no SIGA, junto com as turmas a serem colocadas em carga e sua correspondência com aquelas disciplinas previamente criadas na plataforma Moodle. Desse modo, a importação dos dados dos alunos inscritos formalmente na disciplina será feita a partir dos registros oficiais do SIGA.

Quaisquer outras dúvidas, favor entrar em contato com o Suporte Técnico do CEAD através do e-mail suporte@uab.ufjf.br. Este endereço de e-mail está sendo protegido de spam, você precisa de Javascript habilitado para vê-lo.

 

Coordenação Tecnológica – CEAD