Confira a segunda matéria da Série: “Mulheres na Educação a Distância”
A segunda edição da Série: “Mulheres na Educação a Distância” em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, a qual traz o relato da graduada em Pedagogia do Polo de Barraso, Andréa Silva.
Aos 50 anos, Andréa é um exemplo de dedicação e amor à profissão. Em 2010, com 39 anos e dois filhos adolescentes, ela foi convidada a trabalhar como auxiliar de professora em uma creche. Nesta experiência , ela se apaixonou pela profissão e, em 2012, iniciou um curso Técnico em Magistério para se capacitar na Educação Infantil.
“Quando iniciei o curso técnico estava cheia de esperança e alegria, mas confesso que voltar para a sala de aula presencialmente, depois de 20 anos, foi desafiador”, revela.
Logo em seguida, surgiu a oportunidade de prestar vestibular para a graduação a distância em Pedagogia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). “A flexibilidade de horário para cumprir as atividades propostas foi um dos fatores decisivos para fazer um curso a distância, visto que eu trabalhava durante o dia e, à noite, me deslocava para outra cidade para cursar presencialmente o Técnico em Magistério”.
A rotina de Andréa durante o curso foi intensa. Ela trabalhava por 6 horas diárias, tinha seus afazeres domésticos, o curso presencial e as atividades do curso de Pedagogia. Contudo, ela foi persistente no seu objetivo. “ Minha motivação para continuar o curso, foi a intenção de me tornar professora regente e assumir minha primeira turma, o que foi motivador e encantador”. afirma.
“Em 2016, concluí minha graduação. O curso de Pedagogia a distância da UFJF é muito bom, consegui obter muito conhecimento e a Universidade é muito bem conceituada, o que acrescentou muito no meu diploma”.
Hoje, Andréa já possui duas pós-graduações. Além disso, é professora regente de uma classe multisseriada. Sua rotina continua sobrecarregada e , com as adaptações impostas pela pandemia, ela leva as atividades impressas para os alunos na Zona Rural, que não possuem internet. “Sou realizada com as atividades e este ciclo profissional só foi possível, pois a minha graduação foi oferecida na minha cidade e feita na modalidade à distância”, finaliza.
.