Inscrições abertas para a seleção de bolsistas e voluntários para participar do projeto de extensão e-TEIA

19/08/2022

O Programa de extensão: e-TEIA – Tecnologias de informação e comunicação na Educação: Inovação na sala de aula está com as inscrições abertas para a seleção de bolsistas e voluntários. Na sua sexta edição, o projeto está ofertando 1 vaga para bolsista e uma para voluntário. Os alunos devem estar regularmente matriculados no curso de Licenciatura em Computação da UFJF.

O projeto tem como objetivo inserir os alunos no cotidiano de escolas da rede pública, com o intuito de capacitar e informar os professores e futuros professores no uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) na sala de aula, com base na BNCC, contribuindo assim, para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem nas escolas públicas.

A ideia do programa é contribuir para melhorar a formação dos alunos do curso de Licenciatura em Computação a distância da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), através de uma proposta integrada de ensino, pesquisa e extensão; e ainda aproximar os discentes da modalidade a distância com a Instituição, promovendo a construção de um processo de identidade e pertencimento.

Durante o e-TEIA, serão desenvolvidas ações pelos alunos do curso, tais como desenvolvimento e aplicação de pesquisas de campo; auxílio na produção de conteúdos básicos para a capacitação de professores no uso de TICs na sala de aula; atualização e ampliação do repositório de recursos educacionais digitais do Projeto e-TEIA e, também, cursos on-line e seleção e disponibilização de recursos educacionais digitais.

Segundo a Coordenadora do Programa e também Coordenadora do curso de Licenciatura em Computação, Liamara Scortegagna, espera-se que o programa continue promovendo integração. “O projeto foi o primeiro desenvolvido na UFJF pra alunos da EaD, visto da necessidade de também oferecer aos alunos bolsas e oportunidades de projetos, para fazer os alunos se sentirem mais pertencentes a Universidade, já que eles não estão todos os dias na UFJF, pelos corredores, salas e bibliotecas”, comenta.

Liamara Scortegagna explica a motivação para a criação do projeto que acrescenta no aprendizado do aluno e também leva integração com a sociedade. “O e-TEIA visa fazer com que os alunos aprofundem os seus conhecimentos e os leve até as escolas públicas, fazendo cursos de formação para os professores que já estão formados. Assim, os nossos alunos que se aprofundam, produzindo e ministrando cursos e oficinas, bem como os professores que já estão atuando na formação continuada”, revela.

Confira aqui o edital.

A inscrição vai até o dia 25 de agosto e deverá ser feita, por meio do Moodle do curso de Licenciatura em Computação.

Dúvidas e informações sobre o projeto deverão ser encaminhadas somente através do e-mail: liamara@ice.ufjf.br (coordenadora do projeto)