Inscrições abertas para o Projeto de Extensão “Meninas Digitais UFJF”

19/08/2022

Estão abertas as inscrições para o projeto de extensão “Meninas Digitais UFJF”, iniciativa inspirada no Programa “Meninas Digitais” da Sociedade Brasileira de Computação. A ação, que recebe o apoio do Centro de Educação a Distância (Cead/UFJF), tem como objetivo principal divulgar a área de computação e suas tecnologias para despertar o interesse de meninas estudantes, para que estas conheçam melhor a área e sintam-se motivadas em seguir uma carreira em Computação. O projeto está ofertando uma vaga para bolsista e cinco para voluntárias.

Podem se inscrever alunas regularmente matriculadas nos cursos da UFJF de Licenciatura em Computação, Bacharelado em Sistemas de Informação, Ciência da Computação, Engenharia Computacional e Ciências Exatas, com opção de segundo ciclo nos cursos mencionados.

O projeto de extensão envolve diversas atividades a serem desenvolvidas pelas discentes participantes como: a elaboração de material didático e aplicação de oficinas sobre pensamento computacional para meninas do ensino infantil de Juiz de Fora; criação de conteúdo para mídias sociais e apoio à organização e participação em eventos; além da criação de uma comunidade de meninas de vários cursos relacionados à computação.

Segundo a vice-coordenadora do curso de Ciência da Computação (Noturno) e, também, coordenadora do projeto professora Bárbara Quintela, as ações serão realizadas de forma presencial nas escolas observando todas as normas de segurança aplicáveis e também serão produzidas atividades de forma on-line, por meio da divulgação em mídias sociais. “Esperamos que as meninas da nossa cidade e região possam ser impactadas positivamente. Desejamos que ao terem contato com conteúdos relacionados a Computação de forma lúdica, seja possível desmistificar os estereótipos que foram criados ao longo dos anos”, comenta.

“A mensagem principal que esperamos atingir com a execução deste projeto é que “lugar de menina/mulher é onde elas quiserem”, independente da área de conhecimento ou campo profissional de atuação”, frisa.

A inscrição vai até o dia 25 de agosto e deverá ser feita aqui

Dúvidas e informações sobre o projeto deverão ser encaminhadas somente através do e-mail: barbara@ice.ufjf.br (coordenadora do projeto)