Alunos concluintes do ciclo Enade de Administração Pública colam grau no dia 30 de agosto

23/08/2022

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) realiza, na próxima terça-feira, 30, a colação de grau unificada presencial que irá reunir os concluintes do ciclo do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). A solenidade será realizada às 19h, no Cine-Theatro Central. São 160 estudantes, entre eles estão os graduandos do Bacharelado em Administração Pública, na modalidade a distância.

Os estudantes que participarão da Colação de Grau Unificada presencial da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) devem buscar os convites entre os dias 24 e 29 de agosto. Cada graduando terá direito a dez convites e eles serão entregues na Diretoria de Imagem Institucional – localizada no campus sede, no prédio da Reitoria – Rua José Lourenço Kelmer, s/n – São Pedro -, entre 8h e 18h.

Durante a entrega dos convites, os formandos também receberão as orientações para a participação da solenidade.

Os juramentos serão feitos por um formando de cada curso e a escolha do estudante deverá ser feita pela turma. Os nomes dos indicados devem ser encaminhados para o e-mail cerimonial@ufjf.br  até 24 de agosto, assim como o do orador, que será do Serviço Social, de acordo com sorteio realizado. As orientações sobre o discurso serão encaminhadas pela equipe de Cerimonial da UFJF.

Os formandos dos demais cursos, que não estão no ciclo Enade, devem aguardar a confirmação da data da próxima cerimônia.

Atendimento especial

Formandos ou convidados que necessitem de auxílio ou atendimento especial durante o evento devem entrar em contato com a equipe de Cerimonial da UFJF, na Diretoria de Imagem Institucional, pelo e-mail cerimonial@ufjf.br, até o dia 26 de agosto. Já estudantes estrangeiros que queiram tocar o hino de seu país na cerimônia também devem entrar em contato até esta data.

Orientações

Os formandos devem regularizar a situação com as bibliotecas da UFJF com um prazo mínimo de sete dias antes da colação de grau. Para verificar os débitos, é necessário acessar o Siga 3, clicar em “Biblioteca” e em seguida em “Meu Pergamum”. Após é preciso clicar em “Empréstimos”, averiguar os débitos e, por fim, o “Histórico de material pendente”. Em caso de dúvidas entre em contato com a biblioteca por meio do e-mail: atendimento.cdc@ufjf.br .

Além disso, para participar da cerimônia, o formando deve assinar o Termo de Colação de Grau no Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (Siga). O documento estará disponível 30 minutos antes do início da cerimônia e permanecerá no sistema até as 22h.

Declaração de conclusão de curso e diploma

Por determinação do Ministério da Educação (MEC), a UFJF não expedirá diplomas físicos. Os diplomas digitais serão expedidos progressivamente e, à medida que forem feitos, e os alunos serão orientados acerca de como acessá-los pela Coordenadoria de Assuntos e Registros Acadêmicos (Cdara).

No entanto, as declarações de conclusão de curso já estarão disponíveis para os formandos a partir das 23h do dia da cerimônia.

Outras informações: cerimonial@ufjf.br ou pelo telefone (32) 2102-3966.