Cead apoia “Projeto FisioEduca: Fisioterapia e Educação em Saúde” da UFJF-GV

02/10/2023

O Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, 21 de setembro, foi instituído no Brasil pela Lei no 11.133/2005 com o objetivo de conscientizar sobre a importância do desenvolvimento de meios de inclusão das pessoas com deficiência na sociedade. E esta causa teve o seu dia D em Governador Valadares nessa sexta-feira, 29, na Praça de Esportes, centro da cidade. O evento aconteceu das 9h às 12h. A entrada foi livre.
Com o tema “A inclusão social sob todas as formas”, diversas instituições e entidades de atendimento a pessoas com deficiência, órgãos públicos governamentais e de segurança, instituições de ensino superior, e sociedade civil organizada estiveram em ação com atendimento ao público. Informações e serviços diversos puderam ser acessados. A organização do evento foi da Coordenadoria de Apoio e Assistência ao Idoso e a Pessoa com Deficiência (CAAI/CAAD) da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS).

O professor Peterson Marco, coordenador do Estágio I do curso de fisioterapia – estágio da fisioterapia na atenção primária e parceiro do evento, comenta sobre a importância da inclusão de pessoas com deficiência na sociedade. ‘A inclusão é um direito das pessoas com deficiências e suas famílias. Tem a importância de atendimento à legislação e exercício da cidadania pelas pessoas, profissionais e sociedade em geral. Ações como essa são muito relevantes para a sociedade, pois teremos várias instituições presentes e essa sinergia é indispensável para o fortalecimento de políticas públicas  para atender as diferentes demandas de acessibilidade e inclusão social”.
“Precisamos atender a legislação relacionada aos direitos das pessoas com deficiências e, ao mesmo tempo, cumprir o papel social da universidade de formar profissionais engajados com as demandas das instituições e sociedade. Precisamos entender mais as barreiras que as pessoas com deficiências enfrentam no dia a dia para buscamos facilitadores para a independência funcional. Este é o principal mecanismo para a promoção da autonomia e dignidade destas pessoas”, afirma.
O Centro de Educação a Distância da Universidade Federal apoiou o Projeto FisioEduca: Fisioterapia e Educação em Saúde. “O Cead apoiou com a edição de vídeos para orientar a população em relação às pessoas com deficiência física, intelectual ou auditiva. “Precisamos orientar a população com diferentes estratégias pedagógicas e a equipe do Cead tem nos oferecido um apoio muito importante para o desenvolvimento de ações educativas com a população, profissionais e gestores públicos de saúde. Temos exercido a missão da universidade pública de contribuir para a sociedade com ações baseadas na ciência, tecnologia e inovação”, ressalta

Confira o vídeo produzido com o apoio do Cead/UFJF: