Cead/UFJF faz homenagem ao Dia das Mães

11/05/2024
Imagine ser responsável por projetos de longo prazo, cumprir uma jornada de trabalho e ainda exercer a maternidade. Parece um trabalho impossível? Não, pois essa é a descrição sucinta das mães que  transformam a Educação a Distância (EAD) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Em comemoração ao Dia das Mães, o Cead/UFJF eternizou através de registros fotográficos os laços da maternidade entre mães e filhos que fazem parte da comunidade acadêmica da UFJF.

Segundo a assessora de comunicação do Cead, Priscila Ferro, o projeto tem como objetivo humanizar a imagem do Cead/UFJF, demonstrando reconhecimento e valorização pelo trabalho das mães do Órgão, que representam força, sabedoria e muitos outros valores. “Ademais, a ideia do programa  também é contribuir para promover a integração das mães e filhos que fazem parte da comunidade acadêmica, como alunas ou funcionárias da UFJF,” comenta.

De acordo com a coordenadora da Universidade Aberta do Brasil (UAB), Eliane Borges, não é fácil conciliar a maternidade com o trabalho profissional, mas atualmente as mulheres tem provado que isso é possível. “A nossa entrada no mercado de trabalho é relativamente recente, e a sociedade ainda está se ajustando à ela. Infelizmente, ser mãe não parece ser suficientemente valorizado em nosso mundo atual, apesar de ser a mais urgente e inadiável das funções que uma pessoa possa ter”.

“Quanto mais as nossas sociedades tomarem consciência disso, inclusive com a maior participação dos homens no cuidado com as crianças, melhor para todos. Mas, tudo sem medo. Nós mulheres ficaremos mais fortes”, revela.

Cristiane Monte conta que já ouviu a frase: “Trabalhar como se não tivesse filho e ser mãe como se não trabalhasse fora”, mas não concorda com a afirmação. “Todo momento no meu trabalho eu penso na minha filha e em casa sempre penso no meu trabalho. Adoro trabalhar no Cead, esse lugar acolhe não só a mim, como toda a minha família. Nesse tempo todo aqui na UFJF me tornei mãe e agora avó, então aqui já faz parte da minha história”.

Há oito anos trabalhando no assessoria acadêmica do Cead/UFJF, Maria Célia Maia, comenta que a maternidade foi um momento de transformação, descoberta e realização, mas na atual realidade de mercado é um grande desafio cumprir as duas tarefas. “Ser mãe é a maior responsabilidade existente, uma função que exige dedicação integral”.

O Cead/UFJF agradece a todas Mães que, com amor e dedicação, tornam o mundo mais forte e feliz.

Maria Célia Maia é mãe de Alice Maia, estudante de Odontologia na UFJF.

Priscila Ferro é assessora de comunicação do Cead há 12 anos e mãe de Ana Carolina Ferro, estudante de Radio, TV e Internet da UFJF, e Pedro Ferro, 7 anos.

Cristiane Montes trabalha na assessoria financeira do Cead, é mãe de Deborah Montes, membro acadêmico da UFJF e avó de Anna Lis Montes, 1 ano.
Eliane Borges é professora da UFJF e coordenadora UAB, mãe de Nathan Borges estudante do Bacharelado em Ciências Humanas da UFJF.
Eliane Borges e a filha Sofia Borges, mestranda em Psicologia na UFJF. Foto: Magenta Studio.