Saiba mais sobre o Módulo de Acolhimento

28/06/2024

O Módulo de Acolhimento tem o objetivo de apresentar a plataforma Moodle para os alunos que estão iniciando um curso na modalidade EaD. Segundo a professora Rita Florentino, membro da equipe pedagógica do Centro de Educação a Distância da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), ele visa apresentar os recursos e atividades mais utilizadas pelos professores da UFJF em suas disciplinas de cada curso. Assim, o aluno, vai se ambientando com o AVA, como interagir com os participantes dos cursos, com entrega das atividades, feedback,  avaliações etc.

Nesta disciplina é apresentado ao aluno temas que o ajudarão durante toda sua caminhada nos cursos. A disciplina é dividida em quatro módulos: ponderações sobre o uso do tempo que dispomos e como podemos gerenciá-lo para ser um estudante de cursos à distância; a reflexão acerca da autonomia, característica essencial para um aluno de EaD. E como construir uma autonomia, sem confundir com solidão, com abandono, com caminhar sozinho na busca por uma aprendizagem; considerações sobre o plágio, algo recorrente nos ambientes acadêmicos e que precisa ser entendido como um crime sobre o direito autoral e, também, exploração sobre questões relacionadas ao ato de leitura e as estratégias para aproveitar, efetivamente, o conteúdo lido. Frisando, que no contexto do ensino a distância, a prática frequente da leitura e interpretação é essencial para o sucesso na aprendizagem.

De acordo com Rita, essa disciplina é fundamental, pois nela o aluno tem o primeiro acesso à plataforma “Alguns estudantes estão há tempos sem contato direto com os estudos, e voltam agora com uma modalidade diferente, síncrona e assíncrona, onde ele precisa ser dono de sua trajetória”, expõe.

No Módulo de acolhimento também é apresentado o Fórum, como fazer as atividades e são apresentados recursos diferentes, como H5P, questionário, envio de tarefas. Nesta disciplina o aluno é acolhido, amparado e apoiado. Ele é colocado no papel central para a sua aprendizagem, para que aos poucos, ele vá construindo sua trajetória. Cabe aos professores e tutores acompanhá-lo para que se sinta pertencente aos cursos de graduação ofertados na modalidade a distância da UFJF.