Saiba como confirmar a vaga nos cursos EaD da UFJF

04/07/2024

A Coordenadoria de Assuntos e Registros Acadêmicos (CDARA), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), divulgou o Edital de Reclassificação do Processo Seletivo EaD – Edital 01/2024 .

Os candidatos convocados devem efetuar a pré-matrícula, das 10h do dia 3 de julho às 23h59 do dia 04 de julho, e, posteriormente, realizar o envio de forma remota das 12h do dia 08 de julho e às 23h59 do dia 12 de julho, seguindo as orientações para a matrícula.

Saiba como confirmar a vaga nos cursos EaD da UFJF

1ª Etapa – matrícula on-line

O primeiro passo para realizar a matrícula consiste na confirmação de interesse na vaga. Esse processo deve ser realizado exclusivamente pela Internet, por meio de link disponibilizado na página da Coordenação de Registros Acadêmicos (Cdara). Os candidatos devem realizar esta etapa entre os dias 3 e 4 de julho.

2ª Etapa – envio de documento

A relação de documentos que devem ser entregues pelos ingressantes nos cursos EaD pode ser conferida na Portaria de Matrícula da UFJF, disponibilizada na página da Cdara. Essa listagem varia de acordo com o grupo de acesso ou cota da pessoa convocada. Os candidatos devem realizar esta etapa entre os dias 8 e 12 de julho. O envio da documentação deve ser realizado por meio do Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (Siga).

Para iniciar o envio, o candidato deve acessar o Siga, clicar em “Meu primeiro acesso” e seguir o passo a passo: digitar o CPF no Passo 1 – campo “Login” e, depois, clicar em “Receber código”, a ser enviado para o e-mail informado na pré-matrícula.

Após receber o código, o estudante deve informá-lo no Passo 2 – “Digite abaixo o código recebido” e clicar em “Confirmar código”. Na sequência, deve-se criar uma senha, de acordo com as orientações apresentadas na tela, e clicar em “Envio de documentação para a matrícula”. Por fim, o candidato deve informar usuário (CPF) e senha (criada no passo anterior) para acessar o sistema.

Depois que o primeiro acesso tiver sido feito e a senha criada, caso o aluno precise entrar novamente no sistema de envio de documentação para matrícula, é necessário apenas acessar o Siga, clicar em “Enviar documentação para matrícula” e informar usuário (CPF) e senha (criada previamente).

É fundamental que o candidato leia atentamente os termos da matrícula, preencha os formulários on-line solicitados e envie os documentos listados nos anexos do Regulamento de Matrícula da UFJF, de acordo com o seu grupo de ingresso. O limite de tamanho para cada documento enviado é de 3 MB. As informações presentes nos documentos devem estar legíveis, sem cortes ou rasuras.

As duas etapas de matrícula são obrigatórias e o candidato que deixar de efetuar qualquer uma das duas será considerado desistente.

Caso o candidato tenha algum problema para a realização da pré-matrícula ou envio de documentos, solicitamos que envie e-mail para a CDARA (cdara@ufjf.br), dentro do prazo de realização do procedimento, com o seguinte título no email: “problemas na realização do procedimento remoto de matrícula”.