“Letras-Libras: o transcorrido, o presente e o porvir” acontece amanhã em comemoração aos 10 anos de abertura da Licenciatura em Letras-Libras
Acontece amanhã, dia 22 de agosto, a partir das 18h30, no Anfiteatro da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), o evento “Letras-Libras: o transcorrido, o presente e o porvir”. A ação acontece em comemoração aos 10 anos da abertura do curso de Licenciatura em Letras-Libras da UFJF e é voltada para alunos, egressos do curso e professores da Faculdade de Letras. O evento é organizado pela equipe de Libras com o apoio da Faculdade de Letras e do Cead.
Em agosto de 2014, foi ofertada a primeira turma de ingressantes no curso por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), onde foram oferecidas 30 vagas para alunos surdos e ouvintes, o que marcou o pioneirismo desta formação presencial oferecida no estado de Minas Gerais.
De acordo com a professora do curso, Hadassa Santos, celebrar os 10 anos da Licenciatura em Letras-Libras da UFJF é um marco para a nossa Universidade. “A criação de um curso de graduação atende a uma demanda social sensível de formação de professores para atuação no Ensino da Libras como primeira e segunda língua no contexto educacional brasileiro. Esta formação vem ao encontro das legislações vigentes que preconizam a modalidade de ensino bilíngue”.
Hadassa Santos comenta que o apoio do Cead/UFJF em várias frentes do curso de Letras-Libras tem sido fundamental. “As produções de materiais do curso que são disponibilizados aos alunos e à comunidade externa deve ser acessível em Libras, assim, contar com uma equipe de produção audiovisual é de extrema importância. A experiência do Órgão tem agregado às nossas atividades acadêmicas e extensionistas. Isso enriquece a vivencia acadêmica do aluno em receber um material acessível em Libras e português, além de promover a difusão do conhecimento na língua de sinais”.
“Comemoramos nesta data os avanços que tivemos na UFJF em razão da presença de um curso que é ministrado, em grande parte, em Libras. O aumento da equipe docente fluente em Libras, a abertura de novos processos para a contratação de intérpretes de Libras e, principalmente, a integração de alunos surdos em nossa graduação. Temos um horizonte à frente, agora com uma experiência sólida de um curso que tem uma excelente avaliação pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e pelo Guia do Estudante, onde foi condecorado com cinco estrelas nos últimos dois anos”, frisa.
Hadassa ressalta a importância da continuidade de uma oferta de Licenciatura de Letras-Libras em Juiz de Fora. “Na nossa cidade temos uma população de cerca de 20 mil pessoas surdas, que utilizam a língua de sinais. Oferecer o acesso ao estudo da sua língua de conforto, Libras, atende a uma comunidade linguística minoritária da nossa cidade, além de abrir portas de formação e profissionais pra comunidade surda”, conclui.
Confira a programação completa: