Formandos de seis cursos do EaD colam grau no Cine-Theatro Central
Nas noites dos dias 18 e 19 de dezembro, formandos de seis cursos oferecidos pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) na modalidade a distância colaram grau em cerimônias realizadas no Cine-Theatro Central, em Juiz de Fora.
A coordenadora UAB e coordenadora-geral do Cead/UFJF, Professora Dra. Eliane Medeiros Borges, representou o Centro de Educação a Distância da UFJF no primeiro dia de solenidade, na cerimônia das 17h, onde os alunos do curso de Pedagogia colaram grau.
Segundo ela a UFJF já possui uma longa história de educação a distância, o curso de Pedagogia é pioneiro neste projeto e essa foi mais uma turma que se formou. “Eu tenho orgulho de ter participado desde o começo dessa organização, primeiro como coordenadora de Pedagogia na Faculdade de Educação e agora como coordenadora UAB, dando todo o apoio através do Cead, tarefa que realizamos com todo carinho para esses estudantes que tem um mérito muito grande, pois o esforço para graduar no ensino a distância é até maior que no curso presencial.”
“Temos orgulho de ter promovido o acesso a essas pessoas, que de outra maneira, talvez, não teriam tido essa oportunidade de se formar numa Universidade pública, gratuita e de qualidade”, afirma.
Moradora de Ilicínea, a cerca de 400km de distância, Josiane da Silva viajou a Juiz de Fora para participar da cerimônia e pegar o diploma do curso de Licenciatura em Pedagogia. “Estou muito emocionada, é muito gratificante colar grau. A graduação em Pedagogia foi a melhor experiência da minha vida, eu adorei. O curso a distância me propiciou conciliar trabalho e estudos”, comenta.
Já na solenidade das 21h, na colação dos alunos de Administração Pública, foi a vez do assessor de direção, Ricardo Mendonça, representar o Cead. Ele comenta que durante muito tempo teve a honra de ser o coordenador do Bacharelado em Administração Pública na modalidade a distância e, por isso, se sente também responsável por essa etapa tão especial.
“É muito bom poder dialogar com esses alunos e ver como a Educação a Distância (EaD) é um vetor importantíssimo para que as pessoas possam acessar o ensino público gratuito de qualidade. Porém, mais especificamente no caso dos administradores públicos é a possibilidade, a alegria que nós temos, de oferecer a sociedade profissionais capacitados para atuaram na esfera de gestão pública, nos mais diversos níveis”, expõe.
Felipe Gomes da Costa Oliveira, formando do Bacharelado em Administração Pública do Polo de Bicas, revela que quando iniciou a graduação, a sua cidade não tinha curso superior e quando surgiu a oferta do curso, resolveu concorrer a uma vaga. Formando há 8 anos em Química presencialmente, ele afirma que na EaD o foco tem que ser maior e a principal vantagem é poder fazer seu horário, principalmente para quem trabalha.
O reitor da UFJF, Marcus David, parabenizou os formandos do EaD. “Desejo muito sucesso a todos e ressalto o orgulho da UFJF em ter participado dessa etapa. Esse momento é muito importante, pois mostra o resultado de um grande esforço. Nossa Universidade conseguiu atingir regiões onde não é possível ter um Campus de Universidade Pública, com um trabalho competente, com o mesmo nível de qualidade da educação presencial. Essa ocasião garante uma maior qualidade de vida não só aos formandos, mas também na sociedade em que vivem”, conclui.
Já no segundo dia de solenidade, o diretor do Cead, José Paulo de Abdalla, representou o Centro na cerimônia dos cursos de Computação, Física, Matemática e Química. “Devolvemos pra sociedade um pouco do que ela espera da Instituição. Para muitos alunos que colam grau ficaria difícil fazer um curso presencial, pois já tinham interrompido os estudos ou precisavam conciliar o trabalho com a graduação”.
Gerson Pimenta, do Curso de Matemática do Polo de Ilicínea revela que é uma felicidade realizar esse sonho. “Escolhi fazer o curso pela praticidade de poder conciliar estudo com trabalho. Meu próximo passo será procurar uma pós-graduação e desejo continuar dando aulas”, frisa.
Maicon Rafael de Andrade do polo de Tiradentes, relata que concluir uma graduação em Computação é uma grande conquista. “É uma enorme gratidão participar desta colação, pois foram cinco anos de muita luta. Porém, no final foi tudo muito gratificante, um sonho realizado. Descobri no curso a distância novas habilidades que eu não tinha e que eu precisava adquirir. No curso a distância o aluno se torna o construtor do seu próprio conhecimento”,
Na sua segunda graduação, o formando em Física do Polo de Barroso, Peter Lima comenta que a colação de grau é um momento único. “É uma grande emoção estar concluindo a graduação, pois é um curso que exige muito do estudante. Além disso, o aluno de educação a distância deve ter muita disciplina e rotina de estudos”.
Já a formanda de Licenciatura em Química do Polo de Ilicínea, Andréia Dutra de Lima, destaca que era um sonho cursar uma Universidade Federal. “A modalidade a distância exige muita disciplina, somos vitoriosos em concluir essa etapa”, conclui.