Novo recurso do Moodle possibilita mais interação entre os alunos e professores
As novas ferramentas de tecnologias na educação são uma importante forma de dinamizar e proporcionar mais possibilidades de interação no processo de ensino-aprendizagem. Pensando nisso, o Centro de Educação a Distância (Cead) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) implementou a web conferência Big Blue Button (BBB) na Platafoma Moodle.
De acordo com o professor da disciplina Ensino de Computação II e Prática do Ensino de Computação II da Licenciatura em Computação, Vítor Fonseca Figueiredo, o BBB, além da possibilidade de diversificar os recursos de ensino, possibilita uma maior interação entres alunos e professores. “O recurso tem conferido possibilidade de diálogos em tempo real por videoconferência. Apesar do Ambiente Virtual de Aprendizagem, o AVA, possuir muitas funcionalidades para facilitar o processo de ensino, havia a necessidade de ouvir os discentes e, principalmente, promover debates entre os acadêmicos”, comenta.
“Com Big Blue Button o professores, alunos e colegas passaram a ter a chance de se ver, de debater, de interagir com mais entusiasmo, mas, principalmente, de se conhecerem. Professor e aluno deixam de serem figuras quase abstratas para serem compreendidas como sujeitos que interagem”, revela.
A tutora do curso Renata Marangon comenta que a implementação da web conferência foi uma forma de desenvolver uma maior aproximação com os alunos, estabelecer novos vínculos, e principalmente despertar ainda mais o sentimento de pertença entre eles. “ A reação dos alunos foi a melhor possível, foi perceptível a empolgação e engajamento na participação da atividade proposta, muitos elogiaram a iniciativa e manifestaram satisfação em conhecer os professores e a possibilidade de desfrutar do debate ao vivo mediado pelas tecnologias”, frisa.
Já para o aluno do sétimo período de computação do Polo de Cataguases, Neuberth Nacif, a ferramenta é muito boa pois cria uma sala de aula na web, onde os alunos podem ter a experiência de interação, conhecendo um ao outro. “A iniciativa foi maravilhosa, trocamos muitas experiências e debatemos o assunto aplicado nas discussões da aula. Foi um rico aprendizado. Acredito que a tecnologia vá se renovar cada vez mais na área de educação. Gostamos tanto que já estamos na expectativa de um próximo encontro com esse recurso”, conclui.