Proposta para o estudo do comportamento dos gases é apresentada em conclusão de curso
Apresentar uma proposta para o estudo do comportamento dos gases, através da metodologia ativa da Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP), na qual é o centro do processo, foi o objetivo da recém-graduada Solange Sobreira Brandão ao apresentar em seu trabalho de conclusão de curso Licenciatura em Física, na modalidade a distância, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Segundo ela, a monografia teve como objetivo estimular a autonomia intelectual por meio de atividades planejadas pelo professor, e melhorar as habilidades de interpretação, análise, relacionamento e comparação de informações.
A monografia com o tema “Uma proposta para o estudo do comportamento dos gases através da ABP para o Ensino Médio” foi defendida no último mês de julho de 2021, sob orientação da Profª. Dra. Giovana Trevisan Nogueira.
Solange explica que a utilização de métodos de ensino ativos e a criação de salas de aula mais dinâmicas podem ajudar a motivar os alunos a se tornarem protagonistas da construção do conhecimento. “O objetivo principal desta metodologia de ensino é incentivar os alunos a aprenderem de forma autônoma e participativa, partindo de problemas e situações reais. Nessa proposta, o estudante está no centro do processo de aprendizagem, participando ativamente e sendo responsável pela construção do próprio conhecimento”.
“Já a ABP é uma forma de metodologia ativa de ensino que propõe a atividade prática como ferramenta, na qual o professor não deve expor todo o conteúdo de ensino planejado para que, posteriormente, a classe inicie os trabalhos de pesquisa. Pelo contrário, são os próprios estudantes que têm de buscar os materiais e conhecimentos para alcançar os propósitos de aprendizado propostos, participando de ações reais para o desenvolvimento da competência a ser trabalhada”, expõe Solange.
Para fazer o projeto, a formanda em Física desenvolveu uma WebQuest para organizar e divulgar os trabalhos relacionados a monografia. A WebQuest possuiu uma estrutura com abas em que foram descritas todas as etapas do trabalho, avaliação, links de pesquisas e demais instruções para o desenvolvimento de um produto final.
Segundo Solange, através deste trabalho, ela teve a oportunidade de discutir, analisar e ampliar conhecimentos relativos à ABP. “Através dessa metodologia houve a transformação na forma de conceber o aprendizado. O uso da WebQuest possibilitou o desenvolvimento deste projeto, voltado para o ensino dos conceitos físicos do comportamento dos gases de forma colaborativa, no qual os alunos recebem o problema, no caso a instalação de um botijão de gás e através do trabalho em grupo e da pesquisa autônoma, gerou soluções, construindo conhecimento, interligando o mundo digital e físico, internalizando sobre a importância de compreender as transformações gasosas, assim como as grandezas que a definem”, conclui.