Projeto incentiva alunos de medicina a trabalharem as habilidades afetivas por meio do Teatro

19/10/2021

Estimular alunos de medicina a aprimorar as habilidades afetivas por meio do Teatro e oferecer à comunidade informações sobre a arte teatral é um dos objetivos do projeto de extensão “Teatro do Afeto: linguagens cênicas na formação emocional, empática e sociocultural do médico diante do seu público”. A iniciativa, coordenada pela professora da Faculdade de Medicina Lígia Menezes do Amaral, é desenvolvida em parceria com a Pró-reitoria de Extensão (Proex) e o Centro de Educação a Distância (Cead).

Segundo a coordenadora do projeto, Lígia do Amaral, o teatro traz para o aluno de medicina uma oportunidade de trabalhar as habilidades afetivas, como a empatia, a comunicação, a tomada de decisão rápida e de qualidade, o aumento da bagagem cultural e emocional.

Já para a comunidade, o intuito é que o projeto contribua na formação de médicos mais empáticos e envolvidos com as questões da comunidade onde será inserido. Além disso, a ação irá oferecer à comunidade informações sobre teatro e produções teatrais.

O curso conta com professores da UFJF das Faculdades de Música, Rodolfo Valverde; Comunicação Social, Márcia Falabela; Medicina, Tarsila Ribeiro e a técnica-administrativa Liliane Faria. Ademais, dispõe da colaboração do Corpo Coletivo, na figura de Vinícius Cristóvão e de Caru Resende.

O projeto iniciou com o estudo dos signos do teatro, a imersão em textos clássicos, trabalhos de corpo com o apoio do Grupo Coletivo e parceria com o Grupo Divulgação. Atualmente, o grupo está finalizando um esquete, roteirizado, dirigido, produzido e atuado pelos alunos, que será apresentado no Instagram do Teatro do Afeto.

Além disso, a ação está trabalhando em parceria com a Faculdade de Enfermagem em ações para as Campanhas do Outubro Rosa. “Iremos contribuir com a apresentação de um conto do dramaturgo russo e médico, Tchekhov. Este conto trata do universo feminino com toda a delicadeza, sensibilidade e talento de um dos maiores dramaturgos e contistas da história.”

A empatia na medicina

Um dos extensionistas é Matheus Franco Araújo, aluno do décimo período de medicina, que conta como o projeto acrescentou muito na sua rotina de estudante. “Aprendi a ter um olhar diferente sobre as questões da saúde, conectadas com as questões das artes. A ação é engrandecedora. Espero que possamos levar de volta para a sociedade tudo que estamos trabalhando. Hoje já começo a enxergar os pacientes de uma forma diferente e a entender as relações interpessoais de uma forma distinta.”

De acordo com o diretor do Cead/UFJF, Wagner Rezende, é muito significativo apoiar um curso dessa natureza, pois este tema é  relevante para todos os profissionais, principalmente para médicos. “Fico feliz em saber que há professores na UFJF preocupados em desenvolver habilidades afetivas nos seus alunos. Um médico empático faz toda a diferença na hora de atender um paciente, é um elemento tão importante quanto a técnica. Este curso é um exemplo para outras unidades acadêmicas. O Centro de Educação a Distância tem muito orgulho de fazer parceria neste projeto, quanto mais pudermos atender as demandas das unidades acadêmicas, mais estaremos cumprindo  o objetivo de ser, de fato, um Centro que oferece suporte às ações da Universidade”, expõe.

Lígia do Amaral finaliza frisando a importância de cultivar a empatia na formação profissional do médico. “Dentre as ferramentas didáticas capazes de aumentar a empatia está o ensino da arte, já adotado em muitas faculdades renomadas de medicina pelo mundo. O teatro, em especial, traz a oportunidade de se colocar no lugar do outro, de se aprofundar nas emoções e, com isso, promover o enriquecimento emocional e o autoconhecimento. Além do mais, o teatro acolhe múltiplos talentos, corpos e personalidades diversas, é uma arte muito democrática e inclusiva”.

Outras informações:

teatrodoafeto@gmail.com