Teatro do Afeto apresenta a peça “No fundo”

04/12/2023

Nos dias 8,9 e 10 de dezembro, às 19h, o projeto de extensão da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Teatro do Afeto, apresenta a peça “No fundo”, no sala de Multimeios do Museu Ferroviário. O projeto conta com o apoio da Universidade Federal de Juiz de Fora, Pró-reitoria de Extensão (Proex) Museu Ferroviário de Juiz de Fora, do Centro de Educação a Distância (Cead), da Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa) e da Prefeitura de Juiz de Fora. Os ingressos são gratuitos e estão disponíveis on-line.

A iniciativa, coordenada pela professora da Faculdade de Medicina, Lígia Menezes do Amaral, tem como objetivo retratar o descompasso brasileiro entre as diversas camadas sociais por meio de histórias que reúnem poesias, sátiras e desencantos. Graças à voz de uma mulher que teve a coragem de revelar o que mais nos atormenta: a realidade escancarada, “No fundo” expõe dois mundos que parecem caminhar de forma paralela, provando que os dois lados são da mesma moeda.

Ademais, a peça visa levar as produções teatrais do Grupo Teatro do Afeto, projeto de extensão da Faculdade de Medicina, para a comunidade e inspirar em diversas produções do audiovisual e peças teatrais estudadas pelo grupo ao longo do ano. Traz como temática central a população de rua e saúde mental.

O Teatro é Inspirado nos Documentários “Um Lugar ao Sol”, de Gabriel Mascaro, e “Estamira”, de Marcos Prado, e nas Peças Teatrais “Ralé”, de Gorki, “Mãe Coragem” e “A Exceção e a Regra”, de Bertold Brecht, e “Navalha na Carne”, de Plínio Marcos.

A peça conta com a participação de professores da UFJF das faculdades de Comunicação Social, Márcia Falabella; de Medicina, Tarsila Ribeiro; e dos integrantes do Grupo Corpo Coletivo, Vinicius Cristóvão e Cari Resende; Diane Michela Nery Henrique Ambad da Faculdade de Medicina, como vice-coordenadora; e como colaborador externo o ator; diretor e produtor cultural, Vinicius Cristovão.