UFJF abre 450 vagas para três especializações a distância 

23/08/2024

Estão abertas as inscrições para os cursos de especialização em “Especialização em Gestão Pública de Turismo e Desenvolvimento Regional“, em “Especialização em Mídias na Educação”, e em Engenharia de Produção. São 450 vagas gratuitas, 150 em cada curso. As atividades do curso estão previstas de forma assíncrona e síncrona por videoconferência com uso de metodologias ativas com participação e engajamento dos alunos.

Gestão Pública de Turismo e Desenvolvimento Regional

De acordo com o coordenador do curso, Edwaldo Sérgio dos Anjos Júnior, o curso tem como objetivo contribuir para a formação de agentes públicos ligados direta ou indiretamente à gestão e ao desenvolvimento regional do turismo, pertencentes aos quadros  da administração pública federal, estadual, distrital e municipal, visando a melhoria do serviço público, a preservação da democracia e a efetivação de políticas públicas, no exercício de atividades operacionais, tático-gerenciais e/ou estratégias estratégicas e de cooperação intersetorial.

Podem se inscrever profissionais que lidam com o Turismo na gestão pública e que tenham cursado cursos superiores, como de Turismo, Comunicação Social, Ciências Humanas, Administração, Economia, Estatística, Ciências Contábeis. História. Ciências Sociais. Geografia. Ciências Biológicas e Arquitetura. Também podem se inscrever profissionais que atuam em museus, áreas verdes, professores, profissionais que atuam na iniciativa privada do turismo e consultoria, pois até 50% das vagas podem ser ocupadas por outros públicos, caso existam vagas.

São 150 vagas  distribuídas em cinco polos de apoio presencial da Universidade Aberta do Brasil (UAB): Cataguases, Conselheiro Lafaiete, Lavras, Sete Lagoas, Timóteo e Uberlândia.

As inscrições acontecem até as 16h de sexta-feira, 30 de agosto. A seleção dos candidatos será feita por uma Banca composta por docentes do curso, indicados pela Coordenação do curso. Já a divulgação do resultado parcial será feita no dia 02 setembro após as 18h, no site do Cead. O resultado dos recursos será divulgado no dia resultado dos recursos será divulgado no dia 4 de setembro o resultado final no dia 5 de setembro, a partir das 18h, no site do Cead/UFJF.

Inscrições aqui.

Clique aqui para ver o edital.

Confira aqui a retificação do edital que prorroga o prazo de inscrições.

 

Mídias na Educação 

De acordo com a coordenadora do curso, Janaina Nunes, a especialização é destinada aos portadores de diploma de curso superior reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC), capazes de avaliar a contribuição de cada mídia para a aprendizagem autônoma e para interessados em implantar, ampliar e fortalecer projetos de formação docente que tenham como alvo o uso articulado das mídias.A pós-graduação lato sensu visa à formação continuada,prioritariamente para docentes (podendo atender outros profissionais ligados à educação), com graduação em Pedagogia ou em outros cursos de Licenciatura,oportunizando o conhecimento e a aplicabilidade das mídias na educação.

O curso terá a duração total de 18 meses, incluindo o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

São 150 vagas  distribuídas em cinco polos de apoio presencial da Universidade Aberta do Brasil (UAB): Juiz de Fora, Bicas, Cataguases, Ipanema e Nova Serrana.

As inscrições acontecem até às 16h do até às 16h do dia 30 de agosto. O processo seletivo será desenvolvido por meio de Análise Curricular e da Avaliação da Carta de Intenção.A divulgação do resultado parcial será feita no dia 04 de setembro, após as 18h, no site do Cead. O resultado dos recursos e o resultado final serão divulgados no dia 09 de setembro, a partir das 18 horas, no site do Cead/UFJF.

Inscrições aqui.

Clique aqui   para ver o edital.

Confira aqui a retificação do que prorroga o edital.

 

Especialização em Engenharia de Produção

Segundo a coordenadora da Especialização, Roberta Nunes, a especialização possibilita a identificação mais precisa das demandas locais e regionais em termos de melhorias e desenvolvimento dos processos de produção e logística. “O curso tem o intuito de promover a melhoria do desempenho e da produtividade e a expansão dos sistemas produtivos locais e regionais, viabilizar uma maior integração regional e favorecer o desenvolvimento de políticas públicas efetivas para fomentar as atividades produtivas, financiar e criar condições de sustentabilidade dos negócios e que promovam o desenvolvimento econômico local e regional”. Depois de especializado, o profissional pode atuar no setor produtivo, em empresas ou até mesmo na gestão pública.

“O profissional pode elaborar atividades de planejamento das operações de produção e logística, dos sistemas produtivos e suas cadeias de processos, e participar da articulação e desenvolvimento de novos produtos e negócios”, afirma Roberta.

A coordenadora ainda revela as vantagens de cursar a especialização. A pós-graduação é gratuita, foi projetada para atender ao contexto local e regional dos municípios contemplados, será oferecido na modalidade a distância,que flexibiliza os estudos. Ademais, é um curso de especialização da UFJF, que possui um dos melhores cursos de graduação em Engenharia de Produção do Brasil”.

São 150 vagas distribuídas em cinco polos de apoio presencial da Universidade Aberta do Brasil (UAB): Juiz de Fora, Andrelândia, Conselheiro Lafaiete, Cataguases e Divinópolis.

As inscrições acontecem até às 16h do dia 27 de agosto. O processo seletivo será desenvolvido por meio de  apresentação da documentação obrigatória determinada pelo edital. A divulgação do resultado parcial será feita no dia 11 de setembro, após as 18h. O resultado final será divulgado no dia 16 de setembro, a partir das 18 horas, no site do Cead/UFJF.

Inscrições aqui.

Clique aqui para ver o edital