Nova direção do Cead pretende expandir e diversificar projetos em vários âmbitos acadêmicos

09/08/2024

O envolvimento pela Educação a Distância está presente na vida do novo diretor do Centro de Educação a Distância (Cead) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), professor Luís Carlos Lira, há cerca de 17 anos. Lira é graduado em Educação Física pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), possui mestrado em Educação pela mesma instituição e doutorado em Educação Física pela Universidade Católica de Brasília (UCB). Seu campo de pesquisa se dá no âmbito do lazer no envelhecimento e também na atuação na área de formação de professores, tanto no ensino presencial como no ensino a distância.

“O meu envolvimento com o ensino a distância vem desde 2007, quando na Faculdade de Educação Física iniciamos o processo de oferecimento de cursos de aperfeiçoamento e de pós-graduação. No ano de 2012 iniciamos as ações de formação de professores com a Licenciatura em Educação Física na modalidade a distância. Minha relação com a EaD me fez passar por boa parte dos papéis que hoje possuímos nesta modalidade de ensino. Iniciei como tutor, depois como professor, coordenador de tutoria, vice-coordenador e coordenador de curso EaD. Agora assumo este grande desafio de dirigir o Cead/UFJF”, revela.

Lira tem como objetivo ampliar projetos em vários âmbitos acadêmicos, ter uma maior proximidade com a pró-reitoria de Graduação, ter maior diálogo com as coordenações dos cursos EaD e com as coordenações de polo de apoio Presencial onde os cursos são oferecidos, e, também, trabalhar com a perspectiva de amplificar e diversificar os cursos. Ademais, planeja trabalhar para a criação de um Campus Virtual.

“Além disso, temos outros grandes desafios como oferecer cursos aos nossos professores e professoras para atuarem com a EaD, apresentando as tecnologias de ensino e aprendizagem virtual para aprimorar a sua atuação pedagógica. Também temos como meta fazer com que o Cead esteja sempre aberto para possibilidades de colaboração e vamos trabalhar numa linha de diálogo junto a todas as direções e coordenações de curso”, destaca o diretor.

A EaD é uma forma de democratizar o acesso ao ensino superior. “Na nossa gestão queremos tornar a educação a distância ainda mais presente dentro da Universidade, sempre levando ensino gratuito e de qualidade ao alcance de todos e em diversas cidades”, conclui.