Inscrições para Especialização em Gestão Pública de Turismo e Desenvolvimento Regional são prorrogadas

15/08/2024

Foi prorrogado o prazo de inscrição para Especialização em Gestão Pública de Turismo e Desenvolvimento Regional, na modalidade a distância da Universidade Federal de Juiz de Fora. Agora os interessados podem se inscrever pela pelo site do Cead/UFJF até as 16h de sexta-feira, 30 de agosto.

São 150 vagas gratuitas, distribuídas em cinco polos de apoio presencial da Universidade Aberta do Brasil (UAB): Cataguases, Conselheiro Lafaiete, Lavras, Sete Lagoas, Timóteo e Uberlândia. As atividades do curso estão previstas de forma assíncrona e síncrona por videoconferência com uso de metodologias ativas com participação e engajamento dos alunos.

Podem se inscrever profissionais que lidam com o Turismo na gestão pública e que tenham cursado cursos superiores, como de Turismo, Comunicação Social, Ciências Humanas, Administração, Economia, Estatística, Ciências Contábeis. História. Ciências Sociais. Geografia. Ciências Biológicas e Arquitetura. Também podem se inscrever profissionais que atuam em museus, áreas verdes, professores, profissionais que atuam na iniciativa privada do turismo e consultoria, pois até 50% das vagas podem ser ocupadas por outros públicos, caso existam vagas.

A especialização dura 18 meses, dividida em três etapas de seis meses. A primeira etapa tem um caráter mais introdutório. No segundo momento, o estudante vai ter contato com alguns fundamentos da educação a distância, mas sobretudo, alguns fundamentos do campo do turismo. Entender sistemicamente como esse campo é organizado. A importância da infraestrutura dos atrativos turísticos. A diferença de recursos e produtos turísticos. E na sequência, uma vez tendo os fundamentos da área, ele vai ter acesso a a importância do planejamento turístico e suas etapas, assim como a dinâmica histórica e organizacional das políticas públicas de turismo no país, sobretudo a partir de 2003.

Segundo o com o coordenador do curso, Edwaldo Sérgio dos Anjos Júnior, o principal ponto de atuação do profissional especializado em gestão pública de turismo e desenvolvimento regional vai ser junto aos municípios, normalmente junto às pastas de Turismo ou Esporte e Lazer. ” O egresso da pós-graduação também pode atuar junto às instâncias de governança regional, as IGRs, usualmente conhecidas como circuitos turísticos, e, também, atuação é junto às instâncias de governança regional, as IGRs, usualmente conhecidas como circuitos turísticos. Ademais, ele pode trabalhar em entidades de interesse privado que assumem um papel muito importante, seja por empresas de consultoria às cidades, seja por organizações ligadas à prestação de serviços e gestão em áreas protegidas, museus e outros espaços turísticos”, afirmar.

A seleção dos candidatos será feita por uma Banca composta docentes do curso, indicados pela Coordenação do curso.

Já divulgação do resultado parcial será feita no dia 02 setembro após as 18h, no site do Cead/UFJF. O resultado dos recursos será divulgado no dia 4 de setembro e o resultado final no dia 5 de setembro, a partir das 18 horas, no site cead.ufjf.br.

Clique aqui para as inscrições

Confira aqui a retificação do edital.