Rede de Internet do campus sede passa a ser fornecida por novos cabos de fibra óptica
A Pró-Reitoria de Sistemas de Dados e Avaliação informa que o acesso à Internet no campus sede da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) passou a ser realizado, a partir de 3 de julho de 2024, por meio de quatro novos cabos de fibra óptica conectados ao ponto de presença em Minas Gerais da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP).
A implantação dessas novas conexões contou com o suporte técnico do Centro de Gestão do Conhecimento Organizacional (CGCO), que atuou na articulação com as partes envolvidas, na troca dos equipamentos necessários e no balanceamento das novas conexões. O aumento da capacidade dos links para 2 gigabytes por segundo assegura que a demanda de conexão da Universidade seja atendida com eficiência.
De acordo com o Pró-Reitor de Sistemas de Dados e Avaliação, Marcel Vieira, essa atualização representa um avanço significativo na confiabilidade e no desempenho da conexão de Internet no campus, uma vez que anteriormente apenas uma conexão atendia à UFJF. “A transição realizada permitiu a configuração de dois links com redundância, o que resulta em quatro fibras ópticas operacionais. Com essa configuração, a UFJF não só conta com maior estabilidade e desempenho, mas também poderá realizar manutenções ou atualizações em um dos links sem que haja interrupção no serviço”.
“Importante ressaltar que as novas conexões foram disponibilizadas sem ônus para a Universidade, graças às negociações e esforços da administração junto à RNP. Essa melhoria será sentida no cotidiano das atividades acadêmicas, administrativas e de pesquisa, impactando positivamente a realização de reuniões e defesas on-line, a gestão de documentos e processos, e a condução de pesquisas que envolvam grandes volumes de dados”, conclui.